Diretoria do SINDEDUCAÇÃO não tem a luta como prioridade

SINDEDUCAÇÃO, um sindicato a deriva no contexto das lutas por conta da irresponsabilidade e incompetência dos seus dirigentes.
Professor/a, estamos a poucas semanas do término de 2015 e nesse momento os convido a olhar no retrovisor da história para analisar a trajetória da diretoria do SINDEDUCAÇÃO, desde o final da última greve. De lá para cá, o que há de mais expressivo nas ações da diretoria do NOSSO SINDICATO diz respeito a transformação intencional do SINDEDUCAÇÃO numa espécie de empresa de entretenimento, visando lucros e sua total descaracterização NO QUE DIZ RESPEITO AS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES  DE UM SINDICATO, QUE SÃO AS DE  FOMENTAR E  ORGANIZAR A LUTA DOS TRABALHADORES POR DIREITOS  E, NESSE CASO ESPECÍFICO, POR MELHORES DIAS PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL.
A diretoria minguada do SINDEDUCAÇÃO comemora os eventos FESTIVOS realizados nesse período, incluindo aí a distribuição de prêmios via sorteio, que usou uma sistemática no mínimo suspeita,  até então não esclarecida e que acabou por beneficiar um membro da turminha que orbita em torno da presidente.  Agora, o que mais alegra os membros da diretoria é a forma como nossa categoria se posiciona diante dos seguintes fatos:
Ø  A DIRETORIA implantou uma forma de gestão sindical pautada na total INEXISTÊNCIA de transparência. Os recursos financeiros do sindicato foram e estão sendo utilizados sem que a prestação de contas, prevista no estatuto, aconteça para seus associados. A diretoria nos deve as prestações de conta INTEGRAIS dos exercícios financeiros de 2013 e 2014;
Ø  A DIRETORIA descumpre reiteradamente o estatuto do SINDEDUCAÇÃO. A exemplo citamos os seguintes casos: INEXISTENCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS e NÃO REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIAS GERAIS PARA OUVIR OS ASSOCIADOS NO QUE DIZ RESPEITO À TOMADA DE DECISÕES ENVOLVENDO NOSSA CATEGORIA E ENTIDADE SINDICAL;
Ø  A DIRETORIA não mobilizou e nem conscientizou efetivamente, nesse período, nossa categoria para participação na luta em defesa dos nossos interesses e muito menos realizou uma única assembleia geral, que tenha tido esse objetivo. Como por exemplo, citamos o grave problema da violência que vivenciamos diariamente em nossas escolas. O que terá impedido a diretoria do SINDEDUCAÇÃO de convocar uma assembleia, para nossa categoria debater e decidir como se posicionar coletivamente diante do problema da VIOLÊNCIA???
Ø  A DIRETORIA se nega a convocar uma assembleia geral para os associados do sindicato decidirem se modificam ou não os pontos negativos do estatuto do SINDEDUCAÇÃO;
Ø  A DIRETORIA se nega a convocar uma assembleia geral para debater a questão do pagamento dos honorários da assessoria jurídica. Em vez disso, insiste em cobrar 7,5% do valor das ações dos professores sindicalizados e 15% dos demais.
Até quando seremos indiferentes a tudo isso que ocorre dentro do nosso sindicato??? 
Como se tudo isso não bastasse, ano que vem é um ano eleitoral, a prefeitura de São Luís está em disputa e infelizmente até o presente momento, a diretoria  do SINDEDUCAÇÃO não compreendeu que, em função desse contexto eleitoral, existem limitações que precisam ser consideradas. Desta forma, há a necessidade urgente de antecipação da preparação de um plano de lutas e da campanha salarial/2016.
Para nós, esse plano de lutas deverá ter como pautas centrais:
  • O CUMPRIMENTO INTEGRAL DA LEI DO PISO;
  • A REFORMULAÇÃO DO PCCV E ESTATUTO DO MAGISTÉRIO;
  • A REFORMULAÇÃO DO ESTATUTO DO SINDICATO;
  • A ELEIÇÃO PARA GESTOR ESCOLAR;  
  • GARANTIA DOS DIREITOS ESTATUTÁRIOS REPRESADOS;
  • POSSE DOS NOSSOS REPRESENTANTES NOS CONSELHOS: CME; CACS E CAE.
Esperamos e desejamos que a diretoria do SINDEDUCAÇÃO tenha humildade para reconhecer seus erros, aceite nossas críticas e convoque, o quanto antes, nossa categoria para dialogar sobre essas questões em uma ASSEMBLEIA GERAL.
A vida não é feita só de festas. Se ainda desejamos ter razões para comemorar, precisamos fazer a LUTA!!!
Saudações a tod@s!
Prof. Antonisio Furtado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O reajuste nos vencimentos dos professores da rede estadual do MA observará a legalidade ou a ilegalidade?

Conheça a nova tabela salarial dos professores da REDE ESTADUAL

Gov do Maranhão define, em lei, critérios p/ a utilização dos recursos provenientes do precatório do FUNDEF