No SINPROESEMMA a turma do PCdoB é nota ZERO em transparência

Por Antonísio Furtado*

Que o SINPROESEMMA é hoje um dos maiores ou talvez o maior sindicato do estado, dado a abrangência de sua base e poder de atuação (estado e municípios), ninguém duvida. Agora, todo esse seu potencial político se apequena diante da forma como age a sua diretoria, desde que o PCdoB se consolidou no seu comando, a partir da década de 90.

A atual diretoria e todas as que a antecederam, nesse período, foram e são pautadas por uma total falta de transparência no que diz respeito ao uso e aplicação dos bens e recursos do sindicato. Para tanto, o estatuto da entidade é descumprido reiteradamente. Desta forma as coisas andam e acontecem ao sabor do desejo dos seus dirigentes, que assim preferem agir, para fazer prevalecer seus interesses particulares ou da cúpula diretiva (PCdoB), sobre os da nossa categoria.

Vejam só: 

O ESTATUTO DO SINDICATO ESTABELECE

1) Art. 28 - São atribuições do Presidente do SINPROESEMMA: 

q) Convocar a Assembleia Geral Extraordinária Anual de prestação de contas de cada exercício da sua Gestão, caso o Coordenador do Conselho Fiscal não o faça até o décimo dia antes da sua realização ordinária anual; 

Com base no que prevê o referido artigo acima, perguntamos:

O presidente do SINPROESEMMA agiu dessa forma em 2014?
Onde e quando aconteceu a assembleia geral de prestação de contas do exercício financeiro de 2013?
Onde está o edital de convocação dessa assembleia?
Onde está a lista de assinatura dos professores presentes, bem como a ata de registro da sua ocorrência?

2) Art. 55. Compete ao Coordenador do Conselho Fiscal: a) Convocar e presidir a Assembleia Geral Extraordinária Anual de prestação de contas de cada exercício da Gestão da entidade, a ser realizada no ano subseqüente ao do exercício, cujo edital convocatório deverá ser publicado em jornal de grande circulação na base da categoria, com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência à data da sua realização;

Diante do exposto a cima no art 55, queremos saber:

  1. Quando a diretoria do sinproesemma lançará o edital convocando a assembleia geral extraordinária de prestação de contas, do exercício  financeiro 2014?
  2. Será que a diretoria agirá de forma diferente esse ano ou fará como nos anos anteriores, em que descumpriu o estatuto da entidade ao fazer a prestação de contas numa reunião da diretoria e não em uma assembleia com a participação dos associados?

A título de informação, em 2014, a contribuição financeira para os cofres  do SINPROESEMMA, feita por um professor  Mag IV e Ref 19, foi de:

Mês
C. SINDICAL R $
01
JANEIRO
20,36
02
FEVEREIRO
20,36
03
MARÇO
22,06
04
ABRIL
22,06
05
MAIO
22,06
06
JUNHO
22,06
07
JULHO
22,06
08
AGOSTO
22,06
09
SETEMBRO
22,06
10
OUTUBRO
22,06
11
NOVEMBRO
22,06
12
DEZEMBRO
22,06
---
TOTAL
R $ 261,32

Atualmente a arrecadação mensal do SINPROESEMMA gira em torno de 600 mil e a anual ultrapassa a casa dos 9 milhões de reais. Como e onde todo esse montante de recursos financeiros advindos das contribuições voluntárias e involuntárias dos membros de nossa categoria vem sendo usado?

Com a palavra, o presidente  Julio Pinheiro e os membros do Conselho fiscal.

Mais do que festas e prêmios, precisamos de uma gestão sindical transparente, cumpridora do estatuto da entidade e que efetivamente encampe a luta em defesa dos interesses dos educadores e da educação pública em nosso estado. 

Professor/a e demais associad@s, façamos valer nosso direito. Exijamos a convocação da ASSEMBLEIA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS, Já!!!



*Antonísio Furtado é Professor das redes estadual e municipal de ensino de São Luis e é militante do Movimento de Resistência dos Professores-MRP


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O reajuste nos vencimentos dos professores da rede estadual do MA observará a legalidade ou a ilegalidade?

Conheça a nova tabela salarial dos professores da REDE ESTADUAL

Gov do Maranhão define, em lei, critérios p/ a utilização dos recursos provenientes do precatório do FUNDEF