Farsa no SINPROESEMMA

Sinproesemma define Campanha Salarial de 2016

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) encaminhou ofício ao governo do Estado solicitando a abertura de negociação para tratar da pauta da Campanha Salarial de 2016.
 
IMG_8910_site (1)
 
Embora o índice do reajuste dos salários dependa de publicação da portaria do Governo Federal, o presidente do Sinproesemma, professor Julio Pinheiro, quer iniciar os debates sobre a pauta, que é composta por vinte reivindicações.
A pauta da campanha salarial dos educadores foi discutida e definida na última reunião de diretoria do sindicato, realizada em dezembro do ano passado. As reivindicações referem-se a temas como recomposição salarial, gratificações, concurso, progressões, jornada, eleições diretas, escolas de tempo integral, entre outros itens. (Veja lista completa abaixo).
 
pauta campanha salarial
 
Reajuste – O reajuste do piso nacional do magistério para 2016 será apresentado pelo Ministério da Educação (MEC). Com base nos cálculos do valor aluno/ano, de acordo com as regras do Fundeb, o percentual pode ser em torno de 11%. O índice deverá recompor os salários de professores das redes municipais e estaduais de todo o Brasil.
De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em reunião com dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (CNTE), da qual o professor Julio Pinheiro também participou, a intenção do governo é manter as regras de recomposição do Fundeb.
 
IMG_8921_site (1)
 
No encontro, realizado em dezembro passado, Aloizio também manifestou a preocupação de prefeitos e governadores com a crise econômica, que atinge estados e municípios.
“Diante do cenário de agravamento, a direção da CNTE aprovou na reunião de direção geral, em dezembro passado, a greve nacional para os dias 15, 16 e 17 de março, buscando a unidade dos trabalhadores da educação pública brasileira, com pauta unificada, pra enfrentar a crise e garantir a manutenção de direitos. No Maranhão, teremos abertura das negociações já no próximo dia 12 com o governo do Estado”, afirma o professor Julio Pinheiro.

Fonte:http://sinproesemma.org.br/2016/01/sinproesemma-define-campanha-salarial-de-2016/
 
Analisando o post da diretoria do sinproesemma que reproduzimos acima, nos chamou bastante atenção esses pontos:
 
  1. O título da postagem diz: Sinproesemma define Campanha Salarial de 2016.
  2. A pauta da campanha salarial dos educadores foi discutida e definida na última reunião de diretoria do sindicato, realizada em dezembro do ano passado.
  3. encaminhou ofício ao governo do Estado solicitando a abertura de negociação para tratar da pauta da Campanha Salarial de 2016.
Sobre os pontos elencados acima eu pergunto ao presidente do SINPROESEMMA:
 
  1. Desde quando a diretoria de um sindicato é que define os itens de pauta da campanha salarial de uma categoria de trabalhadores? Diretoria sindical responsável e verdadeiramente comprometida com a categoria que representa, convoca assembleia, dialoga com os trabalhadores e coloca em votação as propostas de pauta da campanha salarial em debate.
  2.  Em que dia, local e horário foi realizada a reunião da diretoria so SINPROESEMMA que tratou de definir, a revelia dos 40 mil professores da rede estadual, a campanha salarial de 2016?
  3. Por que a diretoria do sinproesemma não convocou o professorado para debater a campanha salarial de 2016 em uma assembleia geral?
  4. A diretoria do sindicato diz ter encaminhado ofício ao governo. Se isso é verdade, por que a mesma não posta no site uma cópia desse documento protocolado?
 
Reajuste – O reajuste do piso nacional do magistério para 2016 será apresentado pelo Ministério da Educação (MEC). Com base nos cálculos do valor aluno/ano, de acordo com as regras do Fundeb, o percentual pode ser em torno de 11%.
 
Nesse ponto a diretoria do sinproesemma faz uma malabarismo que não nos convence.
 
No post a diretoria afirma:
  1. O MEC ainda vai lançar portaria definindo o percentual de reajuste do PISO;
  2. O percentual pode ser  em torno de 11%.
Se o percentual de reajuste ainda não foi definido pelo governo federal, como a diretoria do SINPROESEMMA pode colocar no 1 item da pauta de reivindicação o percentual de 11,36%???

ATENÇÃO! Nenhum dos 18 itens que compõem a pauta de reivindicações foi votado e aprovado por nossa categoria em uma ASSEMBLEIA GERAL. Desta forma, essa pauta expressa exclusivamente o desejo dos diretores do sinproesemma. Isso é um ABSURDO!!!
 
Companheir@ Professor/a,
para nós está explicito que mais uma vez a diretoria do sinproesemma manobra para evitar um debate com a nossa categoria, razão pela qual se esquiva e não convoca uma ASSEMBLEIA GERAL, pois teme as nossas reivindicações e cobranças das promessas não cumpridas pelo governador.
A diretoria do sinproesemma não deseja que nossa  categoria pare para debater os muitos problemas da rede estadual de ensino, dentre eles destacamos:
 
  1. Percentual de reajuste salarial;
  2. Concurso público;
  3. Eleição para gestor escolar;
  4. Garantia do pagamento das  progressões;
  5. Contratos e CET's;
  6. Violência escolar;
  7. Prestação de contas do sinproesemma;
  8. Ações judiciais: URV, descompressão da tabela, etc.
 
 A turma do PCdoB que controla o  sinproesemma, há quase 3 décadas, tem todo o direito de se colocar na condição de para-choque do governo Flavio Dino.  Uma coisa é a militância partidária dessa gente e outra coisa dveria ser a gestão do nosso sindicato. Nossa categoria precisa lutar para que o SINPROESEMMA tenha autonomia em relação a todo e qualquer governo, pois somente assim nossas reais necessidades e anseios serão prioridades. Hoje, a diretoria desse sindicato prioriza como nunca os interesses do atual governo.
Professor/a, mais do que nunca precisamos lutar pela moralização da GESTÃO do SINPROESEMMA, caso contrário, a turma de oportunistas que por lá se encontra, continuará a fazer da nossa estrutura sindical um BALCÃO DE NEGÓCIOS.
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O reajuste nos vencimentos dos professores da rede estadual do MA observará a legalidade ou a ilegalidade?

Conheça a nova tabela salarial dos professores da REDE ESTADUAL

Gov do Maranhão define, em lei, critérios p/ a utilização dos recursos provenientes do precatório do FUNDEF