Professor/a, Golpe à vista!

2016 começa com impasse no reajuste do piso dos professores 

"O reajuste do piso salarial dos professores em 2016 é motivo de preocupação tanto para estados e municípios, quanto para os docentes. De acordo com indicadores nos quais se baseiam o reajuste, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), os salários iniciais devem aumentar 11,36%. No entanto, segundo  cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e entes federados, no entanto, o aumento deve ser de 7,41%."

Leia na íntegra a matéria acima clicando no link http://www.vermelho.org.br/noticia/274683-8
 
vejam só, enquanto o Portal Vermelho (PCdoB) evidencia os dois lados da disputa  que se dá para definir o percentual de reajuste do PISO/2016, os representantes da nossa categoria nos planos nacional, estadual e municipal optaram por se aliar aos governos de plantão e agem no sentido de retardar ao máximo nossa reação, diante da ação articulada nacionalmente pelos governos e que está prestes a ser colocada em prática, no que diz respeito ao reajuste do PISO.
 
A inflação oficial de 2015 é de 10,67%. Nesse contexto os prefeitos já manifestaram, via CNM, que defendem o reajuste do PISO no percentual de 7,41%. Esse percentual é inferior a inflação e se for mantido, nossa categoria amargará uma perda salarial considerável.
 
Essa conjuntura possui elementos de sobra para as instituições que representam nossa categoria demonstrarem alguma reação, no sentido de resguardar  esse nosso direito. Infelizmente não é isso que verificamos atualmente:
- No plano nacional, a CNTE é aliada do governo e nos últimos meses se mostra muito mais interessada em defender Dilma, do que organizar a luta dos profissionais da educação em todo o país.
- No Maranhão, a turma do PCdoB que dirige o SINPROESEMMA ocupa vários cargos no governo de Flavio Dino e, sendo assim, fará de tudo para evitar que nossa categoria faça a luta em defesa do reajuste. As manobras para proteger o governo já começaram a ser colocadas em pratica. Sem ter realizado nenhuma assembleia esse ano, a diretoria do SINPROESEMMA já sacou uma pauta de reivindicações que não foi aprovada por nossa categoria e a mesma será encaminhada ao governo.
- Em São Luís, a diretoria do SINDEDUCAÇÃO faz corpo mole para fazer a luta, ate hoje não realizou nenhum debate sobre o reajuste do PISO com o professorado. Pq será que age assim???
 
Diante desse contexto nada animador nossa categoria precisa se posicionar o quanto antes, caso contrário, nos preparemos para as perdas salariais que muito provavelmente se aproximam, caso não façamos a LUTA EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O reajuste nos vencimentos dos professores da rede estadual do MA observará a legalidade ou a ilegalidade?

Conheça a nova tabela salarial dos professores da REDE ESTADUAL

Gov do Maranhão define, em lei, critérios p/ a utilização dos recursos provenientes do precatório do FUNDEF