Prefeituráveis de São Luís-MA apresentam propostas para a educação - parte 1
No afã de contribuir com o necessário debate sobre o processo eleitoral em curso, que culminará na escolha do novo prefeito de São Luís, apresento, de forma isenta, as propostas para a EDUCAÇÃO municipal defendidas pelos candidatos a prefeito da nossa capital. (PARTE 1)
Recomendo, principalmente aos educadores, que tirem um tempo para ler todas as propostas até o dia da eleição. Antes de definir em quem votar, observem, com bastante atenção todas elas, de modo a identificar em quais planos de governo há ações executáveis e que visem a uma efetiva melhoria do ensino público municipal, bem como se existe o compromisso com a promoção de uma política real de valorização dos profissionais da educação (ativos e inativos) durante os quatro anos de governo.
As referidas propostas foram retiradas dos planos de governo dos candidatos disponibilizados neste link https://g1.globo.com/ma/maranhao/eleicoes/2020/noticia/2020/09/29/eleicoes-2020-confira-o-plano-de-governo-dos-candidatos-a-prefeitura-de-sao-luis.ghtml
1 - O plano de governo do candidato Bira do Pindaré - PSB apresenta as seguintes propostas para a EDUCAÇÃO
4. Programa Escola Plena.
Ações principais:
• Expandir a oferta de educação integral na rede municipal de ensino.
• Garantir as condições para ampliação e diversificação das oportunidades educacionais dos estudantes das escolas públicas municipais, com acesso a elevados padrões de excelência em educação, arte, cultura, esportes, ciência, tecnologia e inovação.
• Viabilizar ambientação adequada para as crianças e adolescentes.
• Creches comunitárias - Ampliar a oferta de vagas em creches e pré-escolas na rede pública, em articulação com instituições sociais e comunitárias, com garantia do padrão de qualidade da oferta, condições de funcionamento, infraestrutura e profissionais da educação.
• Introduzir a formação do segundo-idioma em todas as fases do itinerário escolar.
• Adotar pedagogia emancipadora com base no protagonismo infanto-juvenil.
• Implantar ações de desenvolvimento infantil para as crianças da creche e pré-escola, com suporte técnico-pedagógico, apoio às famílias e acompanhamento social.
• Garantir merenda escolar de qualidade na rede municipal, incluindo produtos da agricultura familiar e/ou de cooperativas da zona rural.
5. Cidade livre do analfabetismo.
Ações principais:
• Realizar campanha de alfabetização para jovens e adultos, por meio de Parcerias Público Comunitárias.
• Garantir a alfabetização na idade certa.
• Promover integração das redes públicas e privadas para garantia da qualidade social da educação.
6. Educação de qualidade.
Ações principais:
• Elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alcançar as metas do Plano Municipal de Educação.
• Melhorar a aprendizagem de língua portuguesa e matemática dos estudantes das escolas públicas municipais.
• Desenvolver estratégias e ações para a correção do fluxo escolar para melhorar a qualidade do ensino.
• Implantar Sistema de Acompanhamento e Monitoramento do Desempenho Educativo, com apoio técnico-pedagógico permanente às escolas e reconhecimento de seus esforços para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.
7. Valorização dos profissionais da educação.
Ações principais:
• Garantir a formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional na carreira, reconhecimento social, remuneração e condições dignas de trabalho, com apoio das instituições de educação superior.
• Implantar Programa Institucional que valorize, reconheça e premie boas práticas pedagógicas e gestão das escolas e dos profissionais da educação.
8. Infraestrutura escolar adequada.
Ações principais:
• Ampliar escolas onde for necessário e possível para, gradativamente, extinguir os anexos escolares que não possuem infraestrutura adequada para a aprendizagem dos alunos.
• Adquirir, instalar e manter laboratórios de ciências, robótica educacional e informática nas escolas com desenvolvimento da educação científica e a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.
• Implantar quadras poliesportivas, brinquedotecas, salas de recursos, salas de atendimento educacional especializado, bibliotecas e refeitórios nas escolas, elevando o padrão de qualidade da infraestrutura escolar.
• Realizar a reforma e adequação das escolas aos padrões de acessibilidade.
• Garantir o acesso à internet de qualidade nas escolas públicas municipais da área urbana e rural.
• Melhorar o transporte escolar dos estudantes das zonas rural e urbana.
• Realizar a manutenção preventiva e a melhoria da estrutura física das escolas (redes elétrica, hidráulica, sanitária e de abastecimento de água), para a preservação do patrimônio material das escolas públicas municipais.
9. Democratização da escola.
Ações principais:
• Valorizar a comunidade e a participação cidadã, fortalecendo os conselhos escolares que terão prerrogativa de veto nas escolha dos gestores das escolas municipais.
• Implantar a gestão compartilhada nas escolas com a participação da comunidade, gestores, conselhos escolares, coordenadores pedagógicos, professores e funcionários.
• Realizar a conferência municipal para discutir o Plano Municipal da Educação para o quadriênio.
2 - O plano de governo do candidato Franklin Douglas - PSOL apresenta as seguintes propostas para a EDUCAÇÃO
► Convocar professores, pais, alunos e a comunidade para o Congresso Municipal da Educação, para diagnosticar e decidir as prioridades da educação e reorientar o uso das verbas da área.
► Reformar as 268 escolas municiais (das quais, 80% estão com problemas de estrutura (forro, ventilação, cantina, etc.), 65% não têm laboratório de informática, 75% não têm laboratório de ciências, 37% não têm quadra de esporte e 68% não têm salas de professores).
► Garantir a reposição de 32,15% das perdas salariais dos professores, cumprindo a Lei do Piso. ► Garantir 30% de recursos para investimento para em Educação
► Desenvolver a educação laica, plural, crítica e socialmente referenciada.
► Combater o projeto ‘’Escola sem partido’’.
► Concurso público para a Educação como política permanente e rotineira, inclusive aos 50% de contratados em atividades não-docentes.
► Garantir ampliação da jornada mediante edital público, evitando que o processo seja via indicação.
► Cobertura de 100% da cidade com o Programa Saúde da Família
► Dar autonomia aos Conselhos do FUNDEB, mediante plano financeiro.
► Estabelecer debate com as instituições de ensino para estabelecer contrapartidas com o uso do sistema para a formação de novos profissionais da saúde para o sistema.
► Melhorar as condições de ensino e aprendizagem, limitando as turmas a 35 alunos, estruturar as bibliotecas, colocando as bibliotecas disponíveis à comunidade
► Fortalecer o uso de tecnologias, laboratórios de ciências e o uso das quadras poliesportivas.
► Construir novas escolas para absorver os atuais anexos.
► Garantir o funcionamento do Portal da Transparência atualizado.
► Tornar automática as progressões dos professores, sem dependência da assinatura do Prefeito.
3 - O plano de governo do candidato Neto Evangelista - DEM apresenta as seguintes propostas para a EDUCAÇÃO
EIXO HUMANO: EDUCAÇÃO
4. Educação para um novo mundo: nenhuma área da vida social foi mais impactada pela pandemia que a educação, especialmente as creches, pré-escolas e o ensino fundamental. Vamos criar o programa Escola do Futuro, para garantir, ao longo do mandato, internet e equipamentos de informática para alunos, professores e escolas. E vamos trabalhar muito para retornar às aulas com segurança, através de melhores práticas pedagógicas, apoio aos professores e maior inclusão para nossas crianças. Não podemos fugir ao desafio: vamos buscar, onde houver, soluções de inovação, tecnologia e medidas de segurança para proteger nossas crianças, professores e garantir o futuro da nossa cidade.
5. Aprendizado potencializado: o futuro da cidade se constrói com o conhecimento. “Escola que ensina e os alunos aprendem”, parece simples, mas ainda é um desafio a ser superado. Perseguir as metas da Prova Brasil, promover a formação continuada e a valorização docente, bem como oferecer oportunidades de melhoria do desempenho dos alunos será o futuro da política educacional de São Luís.
6. Escola que Acolhe: estudo recente da UNESCO, avaliou a infraestrutura de diversas escolas e comprovou que a aprendizagem dos estudantes é maior quando as escolas são seguras, confortáveis, limpas, acessíveis, convidativas e estimulantes. Diante dessa evidência, vamos criar um programa de qualidade da infraestrutura básica e avançada das nossas escolas, que viabilizará a reformar e adequação da infraestrutura física de todas as escolas da rede municipal, eliminando anexos e espaços precários.
4 - O plano de governo do candidato Jeisael Marx - REDE apresenta as seguintes propostas para a EDUCAÇÃO
5 - O plano de governo do candidato Rubens Pereira Jr - PCdoB apresenta as seguintes propostas para a EDUCAÇÃO
Educação
16. Implantar o Programa Escola Digna São Luís, com a reforma das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal e com a construção de novas escolas, adotando um padrão de qualidade física com internet, biblioteca, laboratórios, espaços esportivos e lúdicos, sessões de cinema, servindo também como equipamentos de cultura, esporte e lazer para toda a comunidade.
17. Promover a valorização de todos os trabalhadores da educação da Rede Municipal, com a implementação de Política de Formação Continuada do município, em parceria com as instituições de ensino superior, públicas e privadas, inclusive com oferta de programas de Mestrado e Doutorado, revisão do plano de cargos e salários, além de ampliação da hora atividade da carga horária para os professores.
18. Implantar escolas com jornada ampliada, apoiadas por equipes multidisciplinares e metodologicamente baseadas na formação integral e integrada do estudante, de forma a apoiar a potencialização de uma juventude autônoma, solidária e competente.
19. Instituir o Programa Educa Mais Municipal, com a definição de matriz curricular e marcos legais a partir de procedimentos participativos, com inclusão da história africana, indígena, educação ambiental, igualdade de gênero, combate a todo tipo de violência, empreendedorismo e inclusão digital no currículo do ensino infantil e básico e estímulo à participação em olimpíadas educacionais.
20. Promover o Programa Mais IDEB Municipal para premiar estudantes, professores, técnicos, diretores e as próprias instituições da educação municipal que apresentarem bom desempenho nas avaliações do IDEB, além de criar uma ação específica voltada para a melhoria do aprendizado de estudantes com baixo desempenho e para o combate à evasão escolar por meio de atividades complementares, como atividades comunitárias, ambientais, desportivas e culturais.
21. Instituir o Programa Escola Digna Comunitária com o objetivo de prestar assistência técnica às escolas conveniadas para promoção da aprendizagem e alfabetização, com disponibilização de materiais didáticos, sistema de gestão facilitado, realização de formação continuada aos gestores escolares e professores nas áreas de gestão, avaliação e currículo.
22.Fortalecer a Segurança Alimentar nas escolas em articulação com a Agricultura Familiar, alocando e gerenciando com mais eficácia os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), melhorando, ainda, o caráter nutritivo das refeições.
Comentários
Postar um comentário