Desmontando as fake news do governo do Maranhão

Atenção, educadores!

Diante da infeliz postura do governo do Maranhão que resolveu lançar mão de uma campanha midiática  pautada, principalmente, na divulgação de fake news, resolvi trazer para este contexto informações VERÍDICAS sobre a realidade salarial dos educadores da rede estadual de ensino, bem como expor DADOS OFICIAIS sobre os números do FUNDEB/REDE ESTADUAL do MA.

O governo falta com a verdade quando lança mão dessas informações: 


siga-nos no instagram: @prof.antonisio_furtado

ANALISANDO AS INFORMAÇÕES QUE CONSTAM NAS IMAGENS ACIMA, TEMOS:

1 - O GOVERNO AFIRMA QUE A FOLHA ANUAL DE PAGAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM 2021 TEM VALOR DE 1,8 BILHÃO. Essa informação NÃO é verdadeira, pois de acordo com os dados que constam nos relatórios do SIOPE, EM 2021, A FOLHA DE PAGAMENTO ANUAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TEM VALOR DE R$ 1.426.220.720,12  (UM BILHÃO, QUATROCENTOS E VINTE E SEIS MILHÕES, DUZENTOS E VINTE MIL, SETECENTOS E VINTE REAIS E DOZE CENTÁVOS).    AQUI, O GOVERNO SUPERESTIMA ESSA DESPESA EM QUASE 400 MILHÕES. 

2 - 0 GOVERNO AFIRMA QUE O VALOR DO FUNDEB-REDE ESTADUAL, em 2021, foi de 1,7 BILHÃO. Esse valor foi distorcido, pois de acordo com os valores que constam nos extratos mensais fornecidos pelo Banco do Brasil (ver tabela abaixo), ESSE VALOR FOI DE R $ 1.784.110.596,46. Ressalto que esse montante gira em torno de 1,8 bilhão, pois a ele se acrescentam os créditos obtidos em decorrência das aplicações financeiras realizadas ano passado. 

3 - No banner do governo, é dito que 1,8 bilhão + 8% = 2 bilhões. Outra informação distorcida. Os números não mentem nunca. 1,8 + 8% = 1,94 (diferença superior a 55 milhões).

4 - Na afirmativa, "GOVERNO DO MARANHÃO UTILIZA 100% DO FUNDEB E COMPLEMENTA COM RECURSOS DO ESTADO PARA PAGAR SALÁRIO DE PROFESSOR" há duas flagrantes INVERDADES. De acordo com um demonstrativo do SIOPE, em 2021, o governo do Maranhão utilizou APENAS 90,65% dos recursos do fundo para remunerar os PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Aqui é perceptível  o quanto o governo está distorcendo números e conceitos.  A remuneração dos professores (profissionais do magistério)  jamais deve ser confundido com a remuneração dos profissionais da educação. 

5 - Nenhum professor da rede estadual de ensino do Maranhão tem Piso de R$ 6.867,60. Na verdade, o governo do Maranhão ao insistir em violar o art. 5º da Lei do Piso pelo 6º ano consecutivo, ele remunera os professores com um PISO ILEGAL  e que atualmente tem os seguintes valores:

PISO DO PRROFESSOR COM JORNADA DE 20H         R $ 1.443,12

PISO DO PRROFESSOR COM JORNADA DE 40H         R $ 2.886,24

6 - A decisão monocrática da comarca de São Luís suscitada pelo governo do Maranhão não possui força legal para se sobrepor ao entendimento manifestado na decisão da corte do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL quando do julgamento da ADI 4167, no ano de 2011. Sendo assim, o governo do Maranhão NÃO pode agir ao arrepio da lei e considerar piso como vencimento + GAM.

.
DIANTE DE TODAS AS CONSIDERAÇÕES ACIMA, CONCLAMO OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO ESTADUAL PARA VESTIREM SUA ARMADURA COM MUITA FÉ, CORAGEM E DETERMINAÇÃO A FIM DE EMPREENDERMOS A LUTA ATÉ QUE A VERDADE  PREVALEÇA E OS NOSSOS DIREITOS SEJAM ASSEGURADOS.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O reajuste nos vencimentos dos professores da rede estadual do MA observará a legalidade ou a ilegalidade?

Conheça a nova tabela salarial dos professores da REDE ESTADUAL

Gov do Maranhão define, em lei, critérios p/ a utilização dos recursos provenientes do precatório do FUNDEF